Autenticação multifator: o que é e por que a sua empresa precisa?
Guilherme Rabello
set. 15, 2021

De acordo com Verizon, 81% das violações ocorrem devido à segurança de senha insatisfatória. Assim como os métodos de roubo de credenciais evoluíram, a definição de senha segura teve que evoluir rapidamente para acompanhar o ritmo dos agentes maliciosos. 


Depois que uma senha é roubada, os hackers podem usar essas credenciais para fazer login em aplicativos e sistemas de negócios, contornar outros controles de acesso e causar sérios estragos. 


Neste contexto, surge a autenticação multifator como uma opção de segurança contra invasores. Essa abordagem reduz o efeito cascata de credenciais comprometidas, já que apenas o nome de usuário e a senha são insuficientes para completar o acesso. 



Veja, neste artigo, o que é autenticação multifator e por que ela é essencial ativá-la para proteger o acesso digital

 

 


O que é a autenticação multifator?


A autenticação multifator (MFA - multi-factor authentication) é um método de verificação de identidade que adiciona uma camada extra de segurança à validação do usuário.


Dessa forma, é possível ter mais provas para atestar se um usuário é realmente quem diz ser, antes de permitir que ele acesse algum aplicativo, dados da empresa ou uma conta online, por exemplo.


É por isso que quase todos os serviços online - bancos, redes sociais, compras - adicionaram uma maneira de suas contas serem mais seguras. 


Quanto mais puderem oferecer segurança nas transações online, melhor. E isso vale para qualquer empresa. 


Métodos de autenticação multifator


Existem três tipos:


1. Algo que você conhece:


Informação que apenas o titular do cadastro/serviço sabe. Exemplo: uma senha, um PIN memorizado, perguntas de segurança (com respostas que somente o usuário sabe).


Para que um fator de conhecimento seja usado para autenticação multifator, é preciso que o usuário final insira as informações de forma correta e que elas correspondam ao que foi armazenado no aplicativo online. 


2. Algo que você posui:


Informação que utiliza algum recurso que o usuário tem. Exemplo: chave OTP (one time password), que é aquela senha temporária gerada por aplicativo de autenticação que instalado no smartphone.


Antes de haver essa solução, os muitos usuários utilizam chaves USB, tokens e smartcards para gerar senhas únicas e acessar os aplicativos online. 


3. Algo que você é:



Elementos únicos, que fazem parte de você (fatores biométricos). Exemplo: varreduras de retina, impressões digitais, reconhecimento de voz e facial e até mesmo comportamentos (como a forma com que a pessoa desliza uma tela ou a velocidade com que digita).



 


Tipos de tecnologia de autenticação multifator


Há diferentes tipos de sistemas de autenticação multifator.


Veja:


  • Soft tokens: Autenticadores baseados em aplicativos, que geram um PIN do login único. Normalmente são implementados por meio de apps de tablets, smartphones e celulares; 


  • Mensagem de texto (SMS): Códigos de acesso são entregues no dispositivo móvel do utilizador através de uma mensagem de texto SMS ou uma mensagem de voz.


  • Notificação Push: Fornece um código de autenticação ou um código de acesso único no ecrã de bloqueio do dispositivo móvel.


  • Autenticação móvel: Processo de verificação de um utilizador através do seu dispositivo Android ou iOS ou a verificação do próprio dispositivo. Esta tecnologia permite que os usuários façam login em locais seguros e acessem recursos de qualquer lugar com segurança aprimorada.


  • Aplicativos do autenticador: funciona como um SMS, só que os códigos são gerados no próprio dispositivo do usuário. Essa autenticação depende de algoritmos com criptografia para senhas de único uso baseadas em tempo (TOTP);


  • Tokens de hardware: pede que os usuários forneçam um código de login, que é gerado em um dispositivo separado do tablet, telefone ou computador do usuário.

 

Benefícios para sua empresa utilizar autenticação multifator



  • Torna fácil a integração à infraestrutura que já existe na empresa, sem a necessidade de altos investimentos;


  • Ajuda a manter informações e dados protegidos e assegura que a empresa esteja em conformidade com a LGPD;


  • Diminui drasticamente as chances de a empresa ser invadida digitalmente e sofrer outros tipos de ataques. Evita que os hackers acessem as informações, mesmo que tenham conseguido obter o login e senha de um usuário através de engenharia social, por exemplo, barrando-os.


  • A verificação é rápida (em segundos) e com extrema segurança, sem afetar a experiência do usuário;


  • Bloqueios de contas e redefinições de senhas são mais agilizadas. 


  • Mais segurança em senhas estáticas e autenticações via fator único.



Conheça o Authfy e proteja-se contra as ameaças no mundo digital!


O Authfy possui facilidade para conectar diferentes provedores de risco e de múltiplos fatores de autenticação (MFA), possibilitando a coexistência de provedores de MFA distintos. 


Ele também suporta a integração de métodos out-of-band, como notificação por push e senhas de uso único (OTP, HOTP e TOTP: one-time password), entregues por e-mail, texto ou voz para autenticação e biometria.



Veja mais.

Acompanhe
nossas redes

Últimos Posts

Por Natalia Santos 10 mai., 2023
A garantia do acesso privilegiado deve ser um dos pilares de segurança da informação de qualquer empresa, já que o comprometimento das credenciais e dados podem ter impacto s enormes no dia a dia dos negócios. Em dezembro de 2022 o PayPal um grande ciberataque que resultou no acesso de credenciais de 35 mil usuários, obtendo informações pessoais altamente valorizadas na Dark Web. Segundo os especialistas, o ataque carrega todas as características de uma campanha de preenchimento de credenciais. Ações dos cibercriminosos como essa só são possíveis graças a falta de investimento no gerenciamento do acesso privilegiado. Isso mostra como qualquer empresa, grande ou pequena, está sujeita a invasões e roubo de dados caso não tenha uma estratégia de segurança de acesso adequada. Saiba, neste artigo, o que fazer para proteger o acesso privilegiado!
Por Natalia Santos 20 abr., 2023
Em 2021, o uso indevido de credenciais esteve envolvido em 40% das violações de segurança . As ameaças de identidade modernas podem corromper os controles preventivos tradicionais de identidade e gerenciamento de acesso (IAM), como a autenticação multifator (MFA). Isso tornou a detecção e resposta a ameaças de identidade (ITDR) uma das principais prioridades de segurança cibernética em 2022 e esta tendência se estenderá nos anos seguintes. Em 2022, o Gartner reconheceu a importância da segurança de identidade ao criar uma nova categoria: Detecção e Resposta a Ameaças à Identidade (ITDR). À medida que as soluções de ITDR aumentam, muitas organizações estão percebendo que, juntamente com uma forte segurança de endpoint, a segurança AD híbrida (ou seja, AD e Azure AD) desempenha um papel central na proteção de identidade e na capacidade de manter a resiliência operacional. Conheça, neste artigo, como funciona o ciclo de vida de detecção e resposta de ameaças à identidade (ITDR).
Por Natalia Santos 29 mar., 2023
Os criminosos têm aproveitado a alta adesão das soluções digitais pela população para tentar aplicar golpes, principalmente usando técnicas de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor das quadrilhas. A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Entre as tentativas de fraudes usadas por bandidos e que podem trazer muitos problemas para o consumidor estão os golpes que envolvem o Pix como meio de pagamento. Veja neste artigo, comportamentos inseguros que podem facilitar a aplicação destes golpes e os 7 fraudes mais comuns.
Share by: