Como ter aplicações com qualidade, agilidade e segurança?
Angelo Moura
jul. 01, 2019

Com o avanço digital, cresce a demanda por aplicações desenvolvidas em menos tempo, impactando negativamente na segurança dessas aplicações, que só são submetidas a testes no final do ciclo de desenvolvimento, resultando em códigos mal estruturados e vulneráveis. 


Como obter qualidade, segurança e rapidez no processos de desenvolvimento e atender as demandas do mercado?





Como surgiu o DevSecOps 


Há algum tempo o papel da segurança era restrito para uma equipe específica no processo final do desenvolvimento. Isso acarretava problemas, principalmente quando os ciclos de desenvolvimento duravam muito tempo.


Entregas mais rápidas resultavam em uma incapacidade das equipes de segurança tradicionais de protegerem esses novos ambientes dinâmicos.


As equipes de desenvolvimento passaram a perceber a necessidade de se integrarem à cultura DevOps, transformando a segurança em uma responsabilidade integrada.


Como resultado dessa iniciativa, foi possível reduzir a duração dos testes, aumentar e dinamizar a segurança, diminuir falhas e obter uma entrega eficiente.


O que é o DevSecOps 


O DevSecOps é uma evolução da metodologia ágil DevOps, que transformou a forma como as aplicações estão sendo desenvolvidas, garantindo, de forma efetiva, ciclos de desenvolvimento rápidos e contínuos, obrigando as empresas a revisarem seus métodos de gestão da qualidade e segurança de softwares.


O DevSecOps significa pensar em infraestrutura e segurança de aplicativos desde o início.


DevSecOps para aplicação seguras


Sabemos que é custoso corrigir as vulnerabilidades de segurança dos softwares após a finalização e entrega. Neste ponto, o DevSecOps “cai como uma luva”, avaliando a segurança durante todo o ciclo de desenvolvimento, ou seja, desenvolvendo a aplicação pensando na segurança como parte desse processo e no trabalho conjunto das equipes de desenvolvimento e segurança.


Vantagens do DevSecOps


  • Entrega eficiente e rápida do software
  • Assegura que a aplicação não terá vulnerabilidades
  • Garante que está em compatibilidade com a LGPD 




 


Como implementar o DevSecOps


  • Convidar equipes de segurança no começo da iniciativa DevOps;
  • Estimular uma mudança de atitude entre os times DevOps e segurança, estimulando o diálogo e a criação de uma equipe coesa;
  • Promover uma integração mais próxima entre equipes tradicionalmente isoladas;
  • Definir um plano para automação de segurança;
  • Determinar a tolerância ao risco, conduzindo análises na relação risco/benefício;
  • Estimular os desenvolvedores a pensarem em segurança, compartilhando visibilidade, insights sobre ameaças conhecidas e feedbacks;
  • Promover um treinamento de segurança para desenvolvedores;
  • Manter ciclos de desenvolvimento curtos e frequentes;
  • Integrar medidas de segurança com o mínimo de interrupções nas operações;
  • Integrar scanners de segurança para containers (veja Docker EE link);
  • Manter-se atualizado nas evoluções da cultura DevOps; tais como containers e microsserviços;
  • Introduzir gateways de API seguros (veja aqui);
  • Automatizar os testes de validação de entrada;
  • Isolar containers que executam microsserviços um do outro e da rede.


Plataformas de desenvolvimento seguro de aplicações


As plataformas de desenvolvimento seguro permitem a criação de microsserviços independentes, possibilitando maior integração ao final do processo, mais resiliência e flexibilidade, pois será contínuo e ligado ao desenvolvimento. 


Neste modelo, não existe necessidade de parar a aplicação e utilizar toda a equipe para corrigir erros. É possível corrigir, individualmente, cada parte da aplicação.


É preciso garantir a continuidade da segurança da aplicação


Além de pensar na segurança durante o desenvolvimento, é preciso também adotar medidas que garantam a continuidade da segurança da aplicação. Exemplo: adoção de autenticação forte e criptografias.


Promova o desenvolvimento seguro dos seus apps com o Authfy


A plataforma Authfy é low-code e developer first: feita por desenvolvedores para desenvolvedores. 


Com o Authfy, é possível ter mais agilidade no desenvolvimento de aplicativos, proporcionando mais rapidez no lançamento de apps, mais produtividade e produtividade.


Nossa plataforma também é API-First, com o objetivo de simplificar o embarque nos aplicativos e canais digitais.



Saiba mais.

Acompanhe
nossas redes

Últimos Posts

Por Natalia Santos 10 mai., 2023
A garantia do acesso privilegiado deve ser um dos pilares de segurança da informação de qualquer empresa, já que o comprometimento das credenciais e dados podem ter impacto s enormes no dia a dia dos negócios. Em dezembro de 2022 o PayPal um grande ciberataque que resultou no acesso de credenciais de 35 mil usuários, obtendo informações pessoais altamente valorizadas na Dark Web. Segundo os especialistas, o ataque carrega todas as características de uma campanha de preenchimento de credenciais. Ações dos cibercriminosos como essa só são possíveis graças a falta de investimento no gerenciamento do acesso privilegiado. Isso mostra como qualquer empresa, grande ou pequena, está sujeita a invasões e roubo de dados caso não tenha uma estratégia de segurança de acesso adequada. Saiba, neste artigo, o que fazer para proteger o acesso privilegiado!
Por Natalia Santos 20 abr., 2023
Em 2021, o uso indevido de credenciais esteve envolvido em 40% das violações de segurança . As ameaças de identidade modernas podem corromper os controles preventivos tradicionais de identidade e gerenciamento de acesso (IAM), como a autenticação multifator (MFA). Isso tornou a detecção e resposta a ameaças de identidade (ITDR) uma das principais prioridades de segurança cibernética em 2022 e esta tendência se estenderá nos anos seguintes. Em 2022, o Gartner reconheceu a importância da segurança de identidade ao criar uma nova categoria: Detecção e Resposta a Ameaças à Identidade (ITDR). À medida que as soluções de ITDR aumentam, muitas organizações estão percebendo que, juntamente com uma forte segurança de endpoint, a segurança AD híbrida (ou seja, AD e Azure AD) desempenha um papel central na proteção de identidade e na capacidade de manter a resiliência operacional. Conheça, neste artigo, como funciona o ciclo de vida de detecção e resposta de ameaças à identidade (ITDR).
Por Natalia Santos 29 mar., 2023
Os criminosos têm aproveitado a alta adesão das soluções digitais pela população para tentar aplicar golpes, principalmente usando técnicas de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor das quadrilhas. A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Entre as tentativas de fraudes usadas por bandidos e que podem trazer muitos problemas para o consumidor estão os golpes que envolvem o Pix como meio de pagamento. Veja neste artigo, comportamentos inseguros que podem facilitar a aplicação destes golpes e os 7 fraudes mais comuns.
Share by: