Não é preciso ser “vidente” para afirmar que, alguma vez na vida, você já passou por uma situação na qual achou que estava participando de uma “caça ao tesouro” ao solicitar serviços ou informações para uma empresa. O surpreendente é que isso não acontece pontualmente, mas é uma situação muito frequente e que desgasta a relação entre empresas e seus clientes.

Essas situações são verdadeiras “caças ao tesouro”, pois ficamos indo e voltando para o mesmo atendimento em busca, muitas vezes, de uma simples informação. Porém, por falta de conhecimento, preparo, mas principalmente foco no cliente, as empresas acabam fornecendo informações incompletas e incorretas.

Como evitar a caça ao tesouro?

Como fazer diferente? Estabelecendo uma comunicação eficiente e adequada entre a empresa e seus clientes, entendendo a dor que seus clientes apontam e valorizando o que é importante para eles! Nesse contexto, é impossível não falarmos em Transformação Digital, a qual reflete diretamente em escolhas e comportamentos das pessoas.

Vejo esse conceito sendo aplicado fortemente por empresas de diversos segmentos, por meio de iniciativas que chamamos de Omnichannel e visão 360 graus. As quais são voltadas à experiência do cliente no contato com um produto ou empresa. 

Apesar de todo o movimento digital, as pessoas não querem ser apenas mais um número, não gostam do tratamento robotizado e impessoal. Ou seja, com certeza, você se sentiria mais prestigiado se, ao entrar em uma loja, o vendedor lhe atende-se pelo nome e já soube-se seus itens de preferência. 

Ou ainda, dessa forma, poderia concluir uma compra iniciada pelo aplicativo celular na loja física e vice-versa. Com certeza essas sutilezas te deixariam com a percepção de que a empresa está interessada em suas necessidades.

Assim, a disponibilidade de informação e a possibilidade de integrar sistemas podem revolucionar a experiência de clientes nos serviços e canais da empresa. Dessa forma, promovendo mais personalização, redução de custos e recursos.

Sendo assim, a experiência do cliente é palavra de ordem no mundo dos negócios e a tecnologia está aí para permitir um atendimento de excelência! Além de promoverem mais autonomia para as áreas de negócio na tomada de decisão.