Ao longo dos meus 20 anos atuando com tecnologia e segurança da informação, sempre fui impulsionado pelo novo e, por isso, gostaria de compartilhar com vocês alguns pensamentos sobre a nova buzzword: computação quântica

O que é a computação quântica?

A computação quântica é, em resumo, uma ciência que estuda as aplicações da teoria quântica na ciência da computação e tem por objetivo o desenvolvimento do computador quântico.

Esses computadores despertam interesse em todos os mercados, pois prometem ser máquinas milhões de vezes superiores, em termos de capacidade de trabalho, do que um computador tradicional. De acordo com a consultoria Gartner, 20% das companhias incluirão projetos de computação quântica no orçamento em 2023, contra 1% atualmente.

Outra projeção em relação a esse cenário foi publicada no relatório da Allied Market Research, identificando que o mercado global de computação quântica contribuiu com US $650 milhões em 2017, e a projeção é conquistar US $5,85 bilhões até 2025. 

Ainda, o mesmo relatório aponta que o segmento de nuvem dominou o mercado global de computação quântica corporativa em 2017. Espera-se que o quadro permaneça nos próximos anos, já que os indivíduos podem desenvolver, testar e executar seus programas nos dispositivos quânticos sem a necessidade de um computador quântico físico.

Quais são os benefícios práticos?

Mas afinal, quais são os benefícios reais dessa tecnologia? Vamos ver alguns casos de sucessos.

Uma das maiores companhias japonesas de TI, realizou uma transformação em seus armazéns, que possuem mais de 1000 metros quadrados e cerca de 3.000 produtos armazenados. 

Anteriormente, a empresa demorava para localizar os produtos, pois não tinha uma ordem de estoque e os funcionários coletavam peças freneticamente. Porém, com a implementação de computadores quânticos nesse processo as rotas, o layout de estantes e a disposição das peças foram otimizados. O que reduziu em 45% o tempo da distância total percorrida pelos funcionários.

A utilização da computação quântica vem se ampliando também na área da saúde. Uma empresa de bioquímica americana, por exemplo, comprovou que essa tecnologia auxilia na descoberta de medicamentos para doenças como: esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson. 

Como funciona? Os métodos quânticos permitiram a comparação mais específica das estruturas moleculares. Isso forneceu mais informações sobre as comparações do que qualquer outro método. Além de, reduzir a quantidade de tentativas, erros e custos no desenvolvimento de medicamentos no laboratório.

Quais são os riscos da computação quântica? 

Sabemos que toda tecnologia possui os dois lados da força! A ameaça dos computadores quânticos está no fato de “colocar em xeque” toda a arquitetura de segurança criptográfica para proteger sistemas, principalmente, no segmento financeiro. 

Isso porque, os algoritmos poderão ser facilmente quebrados quando as máquinas quânticas chegarem a milhares de qubits de processamento. Além disso, a expectativa do segmento está nos grandes avanços, nas atividades de otimização de cenários e cálculo de risco. 

Não se enganem, pois essa tecnologia não parará por aí! Alguns aspectos dessa tecnologia não estão tão distantes quanto vocês imaginam! 

Vocês estão prontos para colher os benefícios da computação quântica?