Governança de identidades e inteligência artificial
Alfredo Santos
jul. 11, 2019

À medida que você digitaliza, muda para a nuvem e adota novas tecnologias, o gerenciamento do acesso do usuário se torna muito mais difícil. Os processos manuais são limitantes e sujeitos a erros. Os consumidores se conectam a diversos sistemas e essa expansão dificulta a rastreabilidade dos acessos pela equipe de segurança, o que facilita o roubo de dados e ações de cibercriminosos.


E com as adições de novas regulamentações e vulnerabilidades de segurança, isso se torna ainda mais complexo.


A inteligência artificial pode trazer grandes benefícios para o processo de Governança de Identidades, confira.





A Governança de Identidades


A governança de identidades define, implementa e monitora processos que garantam todo o ciclo de vida dos indivíduos. Adicionalmente, reduz a complexidade de atender regulamentações e o índice de erros nos processos, uma vez que apresenta ações automatizadas.


Por que adicionar IA na Governança de Identidades 


Assim como hackers estão aprimorando suas tentativas de infiltração em sistemas, a forma de monitoramento tradicional (manual) se torna frágil e lenta para detectar tais ameaças. 


Por esta razão, a Inteligência Artificial (IA) se tornou uma grande aliada dos times de segurança, automatizando e sugerindo melhorias nos processos de governança de identidades, propondo soluções que simulam a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. 


Benefícios da IA na Governança de Identidades 


  • Monitorar em tempo real as sessões; 
  • Mapear padrões de comportamento do consumidor e dar respostas imediatas às irregularidades e intervenções, que podem ocorrer nos sistemas internos da empresa;
  • Automatizar ferramentas de gerenciamento de acesso e os recursos de fornecimento de credenciais e perfis;




 



Vantagens específicas para a Governança em Nuvem


A SailPoint descobre e protege todas as plataformas e recursos em nuvem, usando a inteligência artificial e o aprendizado por máquina, para reconhecer, monitorar e proteger o acesso automaticamente sem desacelerar seus negócios. Veja: 


  • Permite ver quem tem acesso de usuário na infraestrutura de várias nuvens
  • Protege contas privilegiadas e não privilegiadas
  • Monitora o acesso do usuário quanto a atividades suspeitas em tempo real
  • Evita o acesso não autorizado de redes externas, usuários e serviços



Repense a segurança de suas identidades com a SailPoint 


A SailPoint enfrenta esses desafios combinando o poder de uma plataforma de identidade SaaS expansível com inteligência artificial incomparável e aprendizado de máquina, tornando a identidade mais fácil do que nunca.


A plataforma não trata apenas de controle, mas de habilitar seus negócios e processos de negócios com acesso seguro e compatível, de forma fácil, intuitivo, preditivo e autônomo, oferecendo aos seus funcionários o acesso certo quando precisam, sem precisar de única chamada para o helpdesk.


Saiba mais.


 

Acompanhe
nossas redes

Últimos Posts

Por Natalia Santos 10 mai., 2023
A garantia do acesso privilegiado deve ser um dos pilares de segurança da informação de qualquer empresa, já que o comprometimento das credenciais e dados podem ter impacto s enormes no dia a dia dos negócios. Em dezembro de 2022 o PayPal um grande ciberataque que resultou no acesso de credenciais de 35 mil usuários, obtendo informações pessoais altamente valorizadas na Dark Web. Segundo os especialistas, o ataque carrega todas as características de uma campanha de preenchimento de credenciais. Ações dos cibercriminosos como essa só são possíveis graças a falta de investimento no gerenciamento do acesso privilegiado. Isso mostra como qualquer empresa, grande ou pequena, está sujeita a invasões e roubo de dados caso não tenha uma estratégia de segurança de acesso adequada. Saiba, neste artigo, o que fazer para proteger o acesso privilegiado!
Por Natalia Santos 20 abr., 2023
Em 2021, o uso indevido de credenciais esteve envolvido em 40% das violações de segurança . As ameaças de identidade modernas podem corromper os controles preventivos tradicionais de identidade e gerenciamento de acesso (IAM), como a autenticação multifator (MFA). Isso tornou a detecção e resposta a ameaças de identidade (ITDR) uma das principais prioridades de segurança cibernética em 2022 e esta tendência se estenderá nos anos seguintes. Em 2022, o Gartner reconheceu a importância da segurança de identidade ao criar uma nova categoria: Detecção e Resposta a Ameaças à Identidade (ITDR). À medida que as soluções de ITDR aumentam, muitas organizações estão percebendo que, juntamente com uma forte segurança de endpoint, a segurança AD híbrida (ou seja, AD e Azure AD) desempenha um papel central na proteção de identidade e na capacidade de manter a resiliência operacional. Conheça, neste artigo, como funciona o ciclo de vida de detecção e resposta de ameaças à identidade (ITDR).
Por Natalia Santos 29 mar., 2023
Os criminosos têm aproveitado a alta adesão das soluções digitais pela população para tentar aplicar golpes, principalmente usando técnicas de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor das quadrilhas. A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Entre as tentativas de fraudes usadas por bandidos e que podem trazer muitos problemas para o consumidor estão os golpes que envolvem o Pix como meio de pagamento. Veja neste artigo, comportamentos inseguros que podem facilitar a aplicação destes golpes e os 7 fraudes mais comuns.
Share by: