Confira na integra a live sobre Identity for ServiceNow, trazendo um encontro para debater sobre Governança, Riscos e Compliance.

Live que ocorreu no dia 08/12/2020 às 11h e contou com a participação do Douglas Barbosa, Especialista em Gerenciamento de Identidades na SEC4YOU, Henrique Quintino, Engenheiro de Vendas na SailPoint, Willians Medeiros, Advisory Solution Consultant e Leandro Turbino, Diretor de Marketing e Vendas, como moderador..

A gestão de identidades e acessos –  ou Identity and Access Management (IAM) é um componente de segurança da informação extremamente necessário às empresas, especialmente se considerarmos a infinidade de novas tecnologias que são integradas na rotina corporativa, constantemente.

Isso significa garantir que quem está tentando acessar suas informações esteja autorizado a fazê-lo naquele momento específico. Dependendo da importância das informações, também pode significar acompanhá-las para garantir que elas façam o que devem fazer e nada mais.

Dentro da gestão de identidades e acessos está a governança de identidades, que desempenha um papel fundamental para ajudar as organizações a atender aos requisitos de conformidade, tendo como propósito responder a três perguntas críticas:

  • Quem neste momento tem acesso a determinadas aplicações?
  • Quem deveria ter o acesso dessas aplicações?
  • Como está sendo usado esse acesso?

Ao realizar a governança levando em consideração esses questionamentos, é possível realizar automações que visam a praticidade e segurança do seu ambiente. Visando garantir o acesso somente ao usuário correto, por isso se torna essencial adotar soluções complementares com mecanismos de autenticação avançada (ou autenticação forte) como verificação biométrica, certificados digitais ou outros dispositivos, como tokens e celulares para esse processo.

Integração SailPoint e ServiceNow para governança de identidades

A Sailpoint junto a uma interface de autoatendimento da ServiceNow e o sistema de central de serviços trabalham para agilizar o processo de solicitação com segurança integrada e supervisão de conformidade para governança das identidades.

Fornecendo automação e governança simplificada, onde contribui para:

  • Agregar as contas direitos: consolidando e automatizando contas e dados de direitos para uma visão mais completa, além de gerenciar senhas para maior conformidade, produtividade e segurança, tendo a capacidade de criar, atualizar e excluir contas e grupos;
  • Criar tíquetes de solicitação de serviços: eles fornecem o controle sobre essas solicitações, detectando violações de separação de tarefas e monitorando os tíquetes manuais desde sua solicitação até a conclusão, evitando possíveis riscos futuros;
  • Habilitar solicitações de acesso baseada em funções nativas: Acessando as funcionalidades de identidade direto por uma interface intuitiva, além de processar as solicitações de software e equipamentos em uma única transação.
  • Aplicação de um único conjunto de controle de governança em seu ambiente: que visam a diminuição de riscos de acessos inadequados, concentrando a visibilidade de todos os usuários e aplicativos. Resultando em uma melhora de produtividade e segurança do usuário, uma vez que com uma única solução de governança de identidades consegue adquirir um controle completo e seguro.

Plataforma ServiceNow

A ServiceNow desenvolveu soluções que se conectam efetivamente a pessoas, funções e sistemas em toda a organização do cliente, aumentando sua produtividade e desempenho.

A solução de SecOps conta uma plataforma para identificação e priorização de incidentes de segurança, vulnerabilidades e riscos corporativos de forma rápida e segura. Além de proporcionar:

  • Monitoração e redução da exposição ao risco com visibilidade em tempo real;
  • Trabalho mais eficiente e inteligente, sendo disponível o cálculo de pontuações de risco com base na gravidade do problema e na relevância de tal para sua empresa.
  • Respostas a equipe de segurança mais rápidas, automatizadas e orquestradas, melhorando a eficiência da equipe.

E a solução focada em riscos, governança e conformidade ajuda a fortalecer sua empresa com informações sobre os riscos incorporados ao trabalho diário, desta forma, promove uma cultura de gerenciamento de risco e conformidade efetiva ao seu ambiente, incluindo:

  • Visibilidade em tempo real: com monitoramento diário e gerenciamento de continuidade de negócios para diminuir a interrupção dos negócios e conseguir informações extras sobre riscos e não conformidades. 
  • Aumento da produtividade: com uma automação multifuncional + experiências de usuários parecidas às dos consumidores, reduzindo erros e custos. 

Agindo como uma estratégia para segurança e governança de identidades para sua empresa, implementando mecanismos que garantam a qualidade nos processos desenvolvidos e que os mesmos atendam as diretrizes definidas por sua empresa.

Veja na íntegra as apresentações em PDF da integração SailPoint e Serviceow e a plataforma ServiceNow!

Douglas Barbosa

Identity and Access Management Specialist na SEC4YOU.