Quem pensa que a IoT (Internet of Things) é somente um Buzzword ou um tema distante do nosso dia a dia, está equivocado. A IoT é uma realidade que faz parte do nosso cotidiano e chega a passar despercebida em muitos momentos. Você já parou para pensar em como a IoT está presente nos seus hábitos diários?

A Internet of Things é o conceito que trabalha com a interconexão, ou seja, ela conecta objetos por meio da internet, possibilitando maior controle sobre máquinas e mais interatividade. Essa tecnologia chegou para melhorar, automatizar processos e no dia a dia está presente, por exemplo, por meio de aparelhos inteligentes.

Um dos meus esportes favoritos é a natação. Desde os cinco anos de idade eu pratico o esporte frequentemente, não só pelos benefícios que traz à saúde, mas também pelo prazer que o próprio esporte proporciona. Porém, há algo nessa atividade que sempre me incomodou: a contagem de metros realizados em determinados estilos.

Agora, eu não preciso mais me preocupar com a contagem de metros, pois, utilizo os novos relógios inteligentes (“smartwatches”), aparelhos que possuem diversas funcionalidades, são capazes de obter dados variados por meio de sensores e realizam a medição de metros percorridos, além de, identificar o estilo do nado automaticamente. Parece mágica, mas é apenas uma amostra do poder da IoT.

Vejam mais algumas funcionalidades dos smartwatches:

● Identificar o estilo do nado, por exemplo: estilo livre, costas, borboleta, entre outros;
● Medir a distância percorrida total e por estilo;
● Calcular as calorias perdidas;
● Medir a frequência cardíaca e;
● Alguns relógios com sensores e em conjunto ao aplicativo, chegam a analisar e propor a correção de algum estilo.

Tais relógios foram desenvolvidos com o desafio de atender as necessidades e resolverem problemas reais do cotidiano dos consumidores. Como funcionam? A obtenção dos dados é feita com base na rotação dos braços e pulsos, utilizando os sensores e os acelerômetros. Com esses dados são executados algoritmos para determinar o percurso e estilo do nado, assim ao chegar no consumidor final, tudo parece mágica. Além disso, as informações de desempenho são gravadas, sincronizadas e armazenadas no smartphone ou mesmo na nuvem, por meio do aplicativo do relógio.

Por que não extrapolar e usar a criatividade? Se o smartwatch tem sensores e permite a extensão em aplicativos, poderíamos adquirir informações para outros esportes, por exemplo, obter dados de um jogador de tênis profissional e, através de Machine Learning, ensinar amadores. Já imaginaram os smartwatches “vibrando” no pulso a cada movimento errado, seria excelente para o aperfeiçoamento de atletas. Realmente, somos limitados apenas pela nossa criatividade!

Os smartwatches são dispositivos inteligentes que misturam a aparência de um relógio de pulso com as funcionalidades de um smartphone. Usando a tecnologia IoT os aparelhos, automatizam, melhoram os hábitos e fornecem informações mais precisas sobre atividades do cotidiano.

Sendo assim, a IoT já não é mais um Buzzword, é uma realidade que está transformando os negócios e as nossas vidas. Já estamos na era superconectada, então, como a IoT está transformando e melhorando a sua vida?

Fernando Oliveira

Fundador e CTO na SEC4YOU.