IoT: Mudança de Hábito na Natação
Fernando Oliveira
jun. 03, 2019

Quem pensa que a IoT (Internet of Things) é somente um buzzword ou um tema distante do nosso dia a dia, está equivocado.

A IoT é uma realidade que faz parte do nosso cotidiano e chega a passar despercebida em muitos momentos. 


A tecnologia tem possibilitado uma infinidade de mudanças e melhorias nos esportes. Elas vão desde câmeras que conseguem captar melhor cada movimento até sensores modernos em roupas e equipamentos. Se antes um treinador precisava fazer anotações sobre as jogadas para avaliar o desempenho dos atletas, hoje, vários dados estão facilmente disponíveis para uma análise detalhada.


Você já parou para pensar em como a IoT está presente nos seus hábitos diários?


Veja, neste artigo, o que é o IoT e como está presente no mundo de esporte





O que é IoT


A Internet of Things é o conceito que trabalha com a interconexão, ou seja, ela conecta objetos por meio da internet, possibilitando maior controle sobre máquinas e mais interatividade. Essa tecnologia chegou para melhorar, automatizar processos e no dia a dia está presente, por exemplo, por meio de aparelhos inteligentes.


Eu e a natação


Um dos meus esportes favoritos é a natação. Desde os cinco anos de idade eu pratico o esporte frequentemente, não só pelos benefícios que traz à saúde, mas também pelo prazer que o próprio esporte proporciona. Porém, há algo nessa atividade que sempre me incomodou: a contagem de metros realizados em determinados estilos.


Agora, eu não preciso mais me preocupar com a contagem de metros, pois, utilizo os novos relógios inteligentes (smartwatches), aparelhos que possuem diversas funcionalidades, são capazes de obter dados variados, por meio de sensores, e realizam a medição de metros percorridos, além de, identificar o estilo do nado automaticamente. Parece mágica, mas é apenas uma amostra do poder da IoT.



Vejam mais algumas funcionalidades dos smartwatches:



  • Identificar o estilo do nado, por exemplo: estilo livre, costas, borboleta, entre outros;
  • Medir a distância total percorrida e por estilo;
  • Calcular as calorias perdidas;
  • Medir a frequência cardíaca;
  • Alguns relógios com sensores e em conjunto ao aplicativo, chegam a analisar e propor a correção de algum estilo.



 


Como os dados são obtidos? 


A obtenção dos dados é feita com base na rotação dos braços e pulsos, utilizando os sensores e os acelerômetros. 


Com esses dados é possível executar algoritmos para determinar o percurso e estilo do nado. Assim, ao chegar no consumidor final, tudo parece mágica! Além disso, as informações de desempenho são gravadas, sincronizadas e armazenadas no smartphone ou mesmo na nuvem, por meio do aplicativo do relógio.


Superando a criatividade


Os smartwatches são dispositivos inteligentes que misturam a aparência de um relógio de pulso com as funcionalidades de um smartphone. Usando a tecnologia IoT os aparelhos automatizam, melhoram os hábitos e fornecem informações mais precisas sobre atividades do cotidiano.


Informações de saúde, como batimentos cardíacos, além da visualização dos pontos fortes e fracos do competidor poderiam ajudar a moldar seu treino e definir suas metas.


Se o smartwatch tem sensores e permite a extensão em aplicativos, poderíamos adquirir informações para outros esportes, por exemplo, obter dados de um jogador de tênis profissional e, através de Machine Learning, ensinar amadores. 


Já imaginaram os smartwatches “vibrando” no pulso a cada movimento errado, seria excelente para o aperfeiçoamento de atletas. Realmente, somos limitados apenas pela nossa criatividade!


IoT na natação


Na natação, por exemplo, o contador de voltas passou a ter um display embaixo d’água para facilitar a contagem em certas provas. Quando o nadador toca o touchpad na parede ao fazer sua virada, o sistema automaticamente muda o número de voltas que ainda faltam. Assim, o atleta pode se concentrar somente no nado, sem precisar levantar a cabeça para ver as placas de plástico de contagem.


Sendo assim, a IoT já não é mais um buzzword, é uma realidade que está transformando os negócios e as nossas vidas. Já estamos na era superconectada, então, como a IoT está transformando e melhorando a sua vida?


Sobre a SEC 


A Sec4U é especialista em soluções de Cyber Identity. Com DNA inovador, sua missão é transformar a jornada digital de seus clientes, através de produtos, serviços e projetos de identidades, que proporcionem uma experiência segura, incrível e sem atrito.



Conheça-nos.


 

Acompanhe
nossas redes

Últimos Posts

Por Natalia Santos 10 mai., 2023
A garantia do acesso privilegiado deve ser um dos pilares de segurança da informação de qualquer empresa, já que o comprometimento das credenciais e dados podem ter impacto s enormes no dia a dia dos negócios. Em dezembro de 2022 o PayPal um grande ciberataque que resultou no acesso de credenciais de 35 mil usuários, obtendo informações pessoais altamente valorizadas na Dark Web. Segundo os especialistas, o ataque carrega todas as características de uma campanha de preenchimento de credenciais. Ações dos cibercriminosos como essa só são possíveis graças a falta de investimento no gerenciamento do acesso privilegiado. Isso mostra como qualquer empresa, grande ou pequena, está sujeita a invasões e roubo de dados caso não tenha uma estratégia de segurança de acesso adequada. Saiba, neste artigo, o que fazer para proteger o acesso privilegiado!
Por Natalia Santos 20 abr., 2023
Em 2021, o uso indevido de credenciais esteve envolvido em 40% das violações de segurança . As ameaças de identidade modernas podem corromper os controles preventivos tradicionais de identidade e gerenciamento de acesso (IAM), como a autenticação multifator (MFA). Isso tornou a detecção e resposta a ameaças de identidade (ITDR) uma das principais prioridades de segurança cibernética em 2022 e esta tendência se estenderá nos anos seguintes. Em 2022, o Gartner reconheceu a importância da segurança de identidade ao criar uma nova categoria: Detecção e Resposta a Ameaças à Identidade (ITDR). À medida que as soluções de ITDR aumentam, muitas organizações estão percebendo que, juntamente com uma forte segurança de endpoint, a segurança AD híbrida (ou seja, AD e Azure AD) desempenha um papel central na proteção de identidade e na capacidade de manter a resiliência operacional. Conheça, neste artigo, como funciona o ciclo de vida de detecção e resposta de ameaças à identidade (ITDR).
Por Natalia Santos 29 mar., 2023
Os criminosos têm aproveitado a alta adesão das soluções digitais pela população para tentar aplicar golpes, principalmente usando técnicas de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor das quadrilhas. A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Entre as tentativas de fraudes usadas por bandidos e que podem trazer muitos problemas para o consumidor estão os golpes que envolvem o Pix como meio de pagamento. Veja neste artigo, comportamentos inseguros que podem facilitar a aplicação destes golpes e os 7 fraudes mais comuns.
Share by: