Como prover uma jornada digital segura para os consumidores
Leandro Turbino
set. 17, 2020

O processo de autenticação e autorização de identidades sem gerar fricção ao consumidor é uma das maiores preocupações e complexidade nas empresas.


Um processo de acesso difícil faz com que o consumidor digital desista de efetivá-lo e a plataforma acaba perdendo venda e o cliente.


Veja, neste artigo, como prover uma jornada digital simples e segura





Como implementar segurança sem gerar fricção desnecessária ao cliente?


Sabemos que a fricção, dependendo do contexto, é inevitável, pois envolve etapas para a proteção dos dados e do próprio consumidor. Porém, quando há muitas fases desnecessárias de segurança, o processo acaba estressando o cliente. 


Falhas em outros pontos também podem prejudicar a jornada digital do consumidor nas plataformas digitais. Exemplo: processos lentos, sem personalização e atendimento não padronizado nos canais.


Para evitar as falhas de segurança, as empresas precisam se atentar ao gerenciamento de credenciais de acesso, criptografia e proteção em todos os canais, implementando métodos de autenticação além da senha.


A fragilidade das senhas é tal, que já se fala em um mundo sem senhas. Podemos ilustrar com a quantidade de pessoas repetindo a mesma senha para diversos sistemas, sites e plataformas. 


Uma jornada digital segura exige métodos de segurança além dos tradicionais


Os fatores de autenticação evoluíram para aproveitar os mecanismos já oferecidos em dispositivos móveis.





  • Validação por autenticador em dispositivo: Usando um dispositivo conhecido é possível realizar a autenticação do cliente através de uma plataforma, ou seja, lendo o código com a câmera do telefone, evitando a necessidade de inserir senhas. Além de proporcionar uma experiência digital aprimorada, isso reduz ataques e fraudes.
  • Validação por biometria: A tecnologia de reconhecimento biométrico já está disponível nos aparelhos móveis. A biometria analisa as características físicas exclusivas do consumidor final para confirmar se ele é quem diz ser. O processo é seguro e simples, proporcionando um equilíbrio entre segurança e facilidade de uso.
  • Validação por geolocalização: A geolocalização usa o dispositivo móvel do consumidor para fornecer a autenticação onde e quando forem necessários. Exemplo: cliente realiza uma compra de alto valor e o banco necessita aprová-la. A instituição pode enviar uma mensagem no celular da pessoa para autorizar a transação. Através da geolocalização, o banco acessa a localização da pessoa e verifica se ela está no mesmo local físico em que a transação de compra está sendo solicitada. Criando, assim, uma experiência de autenticação mais transparente e sem atrito.


Esteja um passo à frente dos cibercriminosos e garanta a jornada digital segura


Os métodos de autenticação combinados conseguem proporcionar mais segurança para a jornada digital do consumidor e mais proteção para os dados que transitam na plataforma. 


Para proporcionar segurança sem gerar fricção ao consumidor as empresas precisam investir em soluções de orquestração, análise de risco, autenticação e autorização, que reduza o risco de fraudes e eleve a segurança do negócio.


Com esses cuidados, quando um acesso não tem criticidade, o indivíduo é autenticado automaticamente, mas ao se deparar com uma sessão de maior risco, é acionado um fator adicional de autenticação, para validar se que quem está executando a transação é realmente quem diz ser.


As empresas necessitam aplicar esse cuidado desde o momento que o cliente está se cadastrando nas plataformas digitais, o onboarding. 


Todos os métodos de autenticação funcionam, porém, nenhuma tecnologia sozinha assegura completamente o processo de autenticação, é preciso conscientização do consumidor.

Inicie uma jornada digital zero trust com o Authfy!


O Authfy é uma plataforma de gerenciamento de identidade zero trust e low-code, que oferece máxima segurança de acesso através da integração entre vários fornecedores de segurança, detectores de fraude e do MFA. 



Saiba mais.


Acompanhe
nossas redes

Últimos Posts

Por Natalia Santos 10 mai., 2023
A garantia do acesso privilegiado deve ser um dos pilares de segurança da informação de qualquer empresa, já que o comprometimento das credenciais e dados podem ter impacto s enormes no dia a dia dos negócios. Em dezembro de 2022 o PayPal um grande ciberataque que resultou no acesso de credenciais de 35 mil usuários, obtendo informações pessoais altamente valorizadas na Dark Web. Segundo os especialistas, o ataque carrega todas as características de uma campanha de preenchimento de credenciais. Ações dos cibercriminosos como essa só são possíveis graças a falta de investimento no gerenciamento do acesso privilegiado. Isso mostra como qualquer empresa, grande ou pequena, está sujeita a invasões e roubo de dados caso não tenha uma estratégia de segurança de acesso adequada. Saiba, neste artigo, o que fazer para proteger o acesso privilegiado!
Por Natalia Santos 20 abr., 2023
Em 2021, o uso indevido de credenciais esteve envolvido em 40% das violações de segurança . As ameaças de identidade modernas podem corromper os controles preventivos tradicionais de identidade e gerenciamento de acesso (IAM), como a autenticação multifator (MFA). Isso tornou a detecção e resposta a ameaças de identidade (ITDR) uma das principais prioridades de segurança cibernética em 2022 e esta tendência se estenderá nos anos seguintes. Em 2022, o Gartner reconheceu a importância da segurança de identidade ao criar uma nova categoria: Detecção e Resposta a Ameaças à Identidade (ITDR). À medida que as soluções de ITDR aumentam, muitas organizações estão percebendo que, juntamente com uma forte segurança de endpoint, a segurança AD híbrida (ou seja, AD e Azure AD) desempenha um papel central na proteção de identidade e na capacidade de manter a resiliência operacional. Conheça, neste artigo, como funciona o ciclo de vida de detecção e resposta de ameaças à identidade (ITDR).
Por Natalia Santos 29 mar., 2023
Os criminosos têm aproveitado a alta adesão das soluções digitais pela população para tentar aplicar golpes, principalmente usando técnicas de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor das quadrilhas. A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Entre as tentativas de fraudes usadas por bandidos e que podem trazer muitos problemas para o consumidor estão os golpes que envolvem o Pix como meio de pagamento. Veja neste artigo, comportamentos inseguros que podem facilitar a aplicação destes golpes e os 7 fraudes mais comuns.
Share by: