O processo de autenticação e autorização de identidades sem gerar fricção ao consumidor é uma das maiores preocupações e complexidade nas empresas.
Um processo de acesso difícil faz com que o consumidor digital desista de efetivá-lo e a plataforma acaba perdendo venda e o cliente.
Sabemos que a fricção, dependendo do contexto, é inevitável, pois envolve etapas para a proteção dos dados e do próprio consumidor. Porém, quando há muitas fases desnecessárias de segurança, o processo acaba estressando o cliente.
Falhas em outros pontos também podem prejudicar a jornada digital do consumidor nas plataformas digitais. Exemplo: processos lentos, sem personalização e atendimento não padronizado nos canais.
Para evitar as falhas de segurança, as empresas precisam se atentar ao gerenciamento de credenciais de acesso, criptografia e proteção em todos os canais, implementando métodos de autenticação além da senha.
A fragilidade das senhas é tal, que já se fala em um mundo sem senhas. Podemos ilustrar com a quantidade de pessoas repetindo a mesma senha para diversos sistemas, sites e plataformas.
Os fatores de autenticação evoluíram para aproveitar os mecanismos já oferecidos em dispositivos móveis.
Os métodos de autenticação combinados conseguem proporcionar mais segurança para a jornada digital do consumidor e mais proteção para os dados que transitam na plataforma.
Para proporcionar segurança sem gerar fricção ao consumidor as empresas precisam investir em soluções de orquestração, análise de risco, autenticação e autorização, que reduza o risco de fraudes e eleve a segurança do negócio.
Com esses cuidados, quando um acesso não tem criticidade, o indivíduo é autenticado automaticamente, mas ao se deparar com uma sessão de maior risco, é acionado um fator adicional de autenticação, para validar se que quem está executando a transação é realmente quem diz ser.
As empresas necessitam aplicar esse cuidado desde o momento que o cliente está se cadastrando nas plataformas digitais, o onboarding.
Todos os métodos de autenticação funcionam, porém, nenhuma tecnologia sozinha assegura completamente o processo de autenticação, é preciso conscientização do consumidor.
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