O gerenciamento de processos de negócio (Business Process Management – BPM) facilita e agiliza os processos internos da empresa. E, quando combinado à tecnologia, proporciona melhorias de gestão, controle dos processos, relatórios customizados e, consequentemente, possibilita o crescimento do negócio com qualidade. 

Além disso, dentre os benefícios citados pelas empresas que adotaram a metodologia de BPM, estão: eficiência nos processos internos, controle dos recursos da empresa, e redução de custos.

Uma empresa que não tem conhecimento de seus processos, não segue padrões definidos e não tem o conhecimento concentrado em profissionais de cada área, fatalmente, terá grandes dificuldades para implementar alguma melhoria e obter crescimento saudável. Nesse cenário, o BPM vem para estruturar e sistematizar processos organizacionais, promovendo padrões e agilidade.

Processos de workflow de aprovação

Visto isso, especificamente em segurança da informação, um processo que traz grande benefício é o workflow de aprovação. Esse método, composto por formulários de solicitação, submetidos à aprovação das áreas envolvidas, apoia os processos de negócio.

Sendo assim, esse processo visa substituir o modo como as solicitações eram feitas (via telefone, e-mail, etc), por solicitações via sistema. Ou seja, por meio de formulários de solicitação e de aprovação, integrados aos sistemas de Gerenciamento de Identidades.

Tais sistemas seguem regras de acesso pré-definidas para perfis de usuário em relação a cada informação disponível. Assim, é possível automatizar todo o processo no sistema, fazendo com que o workflow de aprovação siga parâmetros e permita o rastreamento das ações. Além disso, promove objetividade em situações de auditoria e previne falhas de segurança, ocasionadas por acesso indevido.

Essa mudança específica na área de segurança da informação, traz alterações drásticas e benéficas na forma como a área se reporta e apresenta insumos para os negócios. Se aplicarmos essa forma estratégica a todas as áreas da empresa, teremos uma operação sincronizada e otimizada.

De forma geral, o BPM é uma prática que deve ser utilizada por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Assim como os workflows de aprovação tornam-se ferramenta fundamental em segurança da informação, outros processos e ferramentas de BPM são necessários e colaboram com outras áreas da empresa. Para garantir o crescimento saudável, as empresas precisam investir no profissionalismo de suas áreas.