A Transformação Digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance digital e garantir resultados melhores. Atualmente, adotar essa mudança é indiscutível. Pois, cada vez mais, as pessoas utilizam meios tecnológicos a fim de facilitar o dia a dia. Sendo assim, para alcançar a Transformação Digital, as empresas possuem o desafio de oferecer uma experiência memorável ao consumidor.

Transformação digital é oferecer a melhor experiência ao consumidor

Para aprimorar a qualidade das plataformas digitais e oferecer uma melhor experiência ao consumidor, as empresas estão adotando APIs (Application Programming Interface), que são uma forma de integrar sistemas, beneficiando empresas e indivíduos. 

Podemos definir APIs como a interação entre o banco de dados, backends, sistemas conectados e a interface, o que possibilita a comunicação de aplicativos de forma simplificada. Além disso, reduz erros, oferece serviços e produtos personalizados para o consumidor e reduz o volume de dados.

Com isso, a API mensura o valor da informação e a aplica aos acessos. A fim de reduzir erros e oferecer serviços e produtos personalizados para o consumidor. Para incrível, não é mesmo? 

Adoção da API para a transformação digital 

Um exemplo da adoção das APIs é a IceMobile, empresa que fornece aplicativos para o ramo de varejo. Ela precisava agilizar a integração entre a sua plataforma e os sistemas de apoio aos varejistas. 

Então, ao implementar as APIs, simplificaram as conexões com os varejistas do mundo todo e proporcionaram que o aplicativo estivesse de acordo com os padrões de segurança. Dessa forma, a empresa reduziu o tempo de implementação de 14 para 8 semanas. 

Além de minimizar erros gerados pelos sistemas de TI dos varejistas, tornando o departamento mais eficaz. Veja que, há uma explosão de benefícios para as empresas e uma excelente experiência digital aos consumidores.

Ainda não se impressionou com as APIs? Vamos para mais um exemplo! A L’Oréal, considerada uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, buscava modernizar, padronizar sua plataforma de comércio eletrônico e adquirir a capacidade de oferecer suporte e combinações a qualquer canal digital, de varejo e de parceiros, por meio de um conjunto de APIs. 

Sendo assim, ao adotar uma API a empresa conquistou gerenciamento de fonte única de dados transacionais, estratégia para lidar com o grande número de endpoints e fornecer experiência digital completa ao consumidor. Além de ter um aumento no número de conexões de aplicativos sem precisar expandir as equipes internas de desenvolvimento.

APIs para crescer 

Sendo assim, no ramo corporativo, as empresas entendem que precisam atualizar a sua arquitetura de aplicativos para seguirem competitivas. De acordo com os exemplos citados, percebe-se que estratégias de APIs bem elaboradas ocasionam em uma transformação digital elevada. Ou seja, ao adotar APIs, as empresas trilham seus negócios pautados na transformação digital.

A transformação digital já começou e você já se perguntou, como as APIs podem contribuir para o sucesso do seu negócio?