Um dos setores do mercado que mais precisa se adaptar ao comportamento do consumidor é o varejo. De acordo com a pesquisa Global Consumer Executive Top of Mind 2018, para os consumidores, a experiência de compra e as opções de entrega estão se tornando mais importantes do que o preço do produto ou serviço. Além disso, 19% das vendas do varejo serão realizadas de forma digital até 2020.

Por isso, a estratégia das empresas de varejo, para ampliar o alcance digital e a experiência de compra de seus consumidores, está nas APIs (Application Programming Interface). Que permitem a interação de dados, processos, conteúdos e serviços. Sendo assim, com este cenário, estabelece-se a corrida dos varejos para se adaptarem a esse novo padrão de mercado.

Apesar de o Brasil se encontrar em um nível avançado de maturidade digital, apresentando um índice de 7,4%, segundo a pesquisa. Os varejistas terão de enfrentar alguns desafios nos próximos anos, como a demanda por maior eficiência, rapidez e transparência, que serão as principais tendências para essa área até 2020.

Eleve o nível de maturidade do negócio com as APIs

Indo ao encontro desta demanda, as APIs permitem elevar o nível de maturidade digital atual, pois, além de promoverem a comunicação entre os sistemas de pagamentos das plataformas de compra, permitem o rastreamento das entregas, fornecem uma melhor eficiência dos processos internos das empresas de varejo.

Ou seja, a API transforma atividades demoradas, como a organização do estoque, em atividades eficazes. Então, a comunicação com os fornecedores e revendedores torna-se mais rápida, possibilitando processos mais eficazes.

As empresas devem estar cientes de que as APIs podem atuar de maneira eficiente na transição de informações, impactando diretamente nos negócios. Ou seja, se tornar mais competitivo e notado no mercado. 

Logo, aqueles que não se renovarem podem sofrer um colapso nos negócios e até mesmo, perderem o posicionamento da marca. A final em um futuro próximo cerca de 19% das vendas serão realizadas por canais digitais, afirma a pesquisa. Ou seja, o varejo terá uma nova aparência e possibilitará ao consumidor rapidez e simplicidade na hora da compra.

Portanto, APIs são a chave para empresas que precisam se adaptar ao mundo digital e a demanda por rapidez em processos internos e externos. Repense o seu negócio atual e entregue melhor experiência digital ao cliente, parceiro ou fornecedor com APIs.