Confira, na íntegra, a live sobre Identity for ServiceNow, que proporcionou um encontro para debater sobre Governança de Identidades, Riscos e Compliance.

A live ocorreu no dia 08/12/2020 às 11h e contou com a participação do Douglas Barbosa, Especialista em Gerenciamento de Identidades; Henrique Quintino, Engenheiro de Vendas na SailPoint; Willians Medeiros, Advisory Solution Consultant na ServiceNow e Leandro Turbino, Diretor de Marketing e Vendas, como moderador.

Gestão de identidades e acessos

A gestão de identidades e acessos ou Identity and Access Management (IAM), é um componente de segurança da informação extremamente necessário para as empresas. Especialmente, se considerarmos a infinidade de novas tecnologias que são integradas na rotina corporativa, constantemente.

Portanto, com a gestão de identidades é possível garantir que quem está acessando suas informações esteja, realmente, autorizado. E também, dependendo da importância das informações, pode significar acompanhá-las, para garantir a utilização adequada.

Governança de identidades e acessos

Dentro da gestão de identidades e acessos está a governança de identidades, que desempenha um papel fundamental para ajudar as organizações a atender os requisitos de conformidade. Tendo como propósito responder a três perguntas críticas:

  1. Quem, neste momento, tem acesso às aplicações?
  2. Quem deveria ter o acesso dessas aplicações?
  3. Como está sendo usado esse acesso?

Portanto, ao realizar a governança de identidades, levando em consideração esses questionamentos, é possível realizar automações que visam a praticidade e segurança do ambiente tecnológico. Ou seja, garantir o acesso somente ao indivíduo correto! 

Sendo assim, é essencial adotar soluções complementares com mecanismos de autenticação avançada, como: verificação biométrica, certificados digitais ou outros dispositivos, como tokens e celulares para esse processo.

Integração SailPoint e ServiceNow para governança de identidades

A Sailpoint utiliza uma interface de autoatendimento da ServiceNow e o sistema de central de serviços, para assim, agilizar o processo de solicitação de segurança integrada e supervisão de conformidade para governança de identidades. Dessa forma, esse recurso, fornece automação e governança simplificada, contribuindo para:

  • agregar contas direitos: que consolida e automatiza contas e dados de direitos, para proporcionar uma visão mais completa. Além de, gerenciar senhas para maior conformidade, produtividade e segurança. Assim, fornecer a capacidade de criar, atualizar e excluir contas e grupos;
  • criar tickets de solicitação de serviços: eles fornecem o controle sobre as solicitações, detectam violações de separação de tarefas e monitoram os tickets manuais, desde sua solicitação até a conclusão, assim, evita-se possíveis riscos;
  • habilitar solicitações de acesso baseada em funções nativas: acessando as funcionalidades de identidade por uma interface intuitiva. Além de processar as solicitações de software e equipamentos em uma única transação.
  • aplicação de um único conjunto de controle de governança em seu ambiente: que visa a diminuição de riscos de acessos inadequados, pois concentra a visibilidade de todos os indivíduos e aplicativos. Sendo assim, melhora a produtividade e segurança, uma vez que, com uma única solução de governança de identidades é possível adquirir um controle completo e seguro.

Plataforma ServiceNow para governança de identidades

A ServiceNow desenvolve soluções que conectam efetivamente as pessoas, funções e sistemas em toda a organização. Para então, aumentar a produtividade e desempenho dos negócios.

Uma dessas soluções é SecOps, que identifica e prioriza incidentes de segurança, vulnerabilidades e riscos corporativos de forma rápida e segura. Além de proporcionar:

  • monitoração e redução da exposição ao risco com visibilidade em tempo real;
  • mais eficiente, pois disponibiliza o cálculo de pontuações de risco com base na gravidade do problema e relevância para a empresa;
  • maior eficiência operacional, com respostas à equipe de segurança mais rápidas, automatizadas e orquestradas.

Sendo assim, essa solução focada em riscos, governança e conformidade fortalece o entendimento sobre os riscos incorporados ao trabalho diário. Dessa forma, promove uma cultura de gerenciamento de risco e conformidade efetiva ao ambiente de TI, incluindo:

  • visibilidade em tempo real: com monitoramento diário e gerenciamento de continuidade de negócios, para diminuir a interrupção e conseguir informações extras sobre riscos e não conformidades;
  • aumento da produtividade: com uma automação multifuncional, que contribui para melhorar a experiência de uso, reduzindo erros e custos.

Em resumo, uma estratégia para segurança e governança de identidades, garante a implementação de mecanismos, melhora a qualidade nos processos desenvolvidos e, os mesmos, atendem às diretrizes definidas pela empresa.

Confira as apresentações em PDF da integração SailPoint e ServiceNow!