Identidade e Compliance: qual a relação?
Douglas Barbosa
dez. 03, 2020

O cenário em torno da Privacidade de Dados está em constante mudanças e evoluções, desde as complexidades crescentes de regulamentações, aos custos de conformidade.


A implementação de uma governança de identidade e compliance automatizada se torna ainda mais necessária. 


O estabelecimento de práticas de governança de identidade aborda uma semelhança básica: identidade e controle de acesso, que abrange todos os requisitos de conformidade atuais e futuros.

 

 

Veja, neste artigo, a importância da Governança de Identidade e Compliance


Governança de Identidades e Acessos X Compliance: qual a relação?


A governança de identidades refere-se ao processo para requerer, aprovar, certificar e auditar os acessos às aplicações, dados e outros serviços de TI.

O compliance descreve o processo pelo qual as instituições demonstram estar em conformidade com os requisitos de contratos, regulamentos, políticas e leis. 

 

O compliance abrange diversos processos e um deles é a identidade, que é responsável por certificar que os colaboradores e executivos estão agindo em conformidade com a legislação do país e os códigos de ética da empresa. Então, para verificar o compliance, as empresas normalmente contam com outros dois tópicos: riscos e auditoria.

 

 

Compliance e auditoria interna


A auditoria interna é uma iniciativa da própria instituição, com o objetivo de aprimorar seus processos internos e controlar o risco, fiscalizando se as normas estão sendo seguidas e identificando oportunidades de melhorias, tornando os processos mais eficientes.

O compliance estabelece procedimentos e tarefas diárias, treinamentos e ações de conscientização para que os stakeholders entendam as normas e regras que regem o negócio.

 

 

Qual é a auditoria ideal para cada tipo de empresa?


Os tipos de auditoria variam muito com o objetivo da empresa, mas um tipo não substitui o outro. Seguem as distinções:

 

  • Se a empresa necessita fazer auditoria operacional e contábil, o ideal é a auditoria interna. Caso seja apenas contábil, indica-se a auditoria externa;
  • Se a empresa precisa de ajuda para realizar o levantamento de informações ou identificar a conformidade dos seus controles, é a auditoria interna. Caso precise também identificar riscos, a auditoria externa;
  • Auditoria externa é válida, se a empresa pretende buscar acionista ou realizar empréstimo. 

 

A auditoria é muito importante para organizar os processos, ter as documentações em dia, empresa legalizada, visão positiva dos negócios, e então manter a credibilidade diante do mercado.


Consequências do não cumprimento das regulamentações


O não cumprimento das regulamentações acarretará em notificação para a empresa e, posteriormente, se não ajustados os erros, em multas de alto valor.

 

Além das multas e, consequentemente, o aumento de gastos, pode haver perda de credibilidade e confiança por parte dos clientes, pois ao acontecer um vazamento de dados, a empresa corre o risco de ser vista como descuidada, em relação à privacidade e integridade dos dados.

 

Para evitar esses problemas, é preciso ter conformidade com um conjunto de iniciativas. Isso pode ser alcançado ao contratar empresas terceiras, por exemplo, que façam a auditoria de acordo com o compliance.

 

 

Por que investir em governança de identidade e compliance?


A Gestão de Identidades e Acessos (IDM ou IAM) é o processo pelo qual se organiza e administra as relações entre pessoas e informações de uma organização, durante todo o ciclo de relacionamento entre os indivíduos e a empresa.

 

A proteção oferecida pelo IDM ocorre por meio de diferentes sistemas de autenticação, sendo eles: login único, multifator e gestão de acesso. A autenticação é somada a um processo de governança de dados, que não permite o compartilhamento, a menos que recebam autorização. Trazendo outros benefícios como:

 

  • Definir, implementar e monitorar processos que garantam todo o ciclo de vida de um programa de Gestão de Identidades;
  • Implementação de um Roadmap de evolução dos processos e mecanismos de Gestão de Identidades;
  • Geração de indicadores para demonstrar não só as falhas como a eficiência do programa de Gestão de Identidades;

 

Sendo assim, ao investir em governança de identidades, a empresa garante a qualidade nos processos desenvolvidos e que eles atendam as diretrizes definidas pela organização.

 

 

Identidade e Compliance, com SEC4U e SailPoint 


Para saber mais sobre Privacidade de Dados e Governança de Acessos, confira a live sobre “Identidade e Compliance”, realizada em  01/12/2020 às 11h, por Douglas Barbosa (Especialista em Identidades SEC4U), Henrique Quintino (Engenheiro de Vendas SailPoint) e moderado por Leandro Turbino (Diretor de Marketing e Vendas SEC4U).

 


Implemente controle e esteja pronto para auditorias


A SailPoint é parceira da Sec4U e especialista em soluções de segurança utilizando a inteligência artificial e o conceito de Zero Trust como base. 

Com IA e ML como base, a solução Identity Security da SailPoint automatiza a descoberta, gerenciamento e controle dos acessos de usuários de maneira zero trust.


Conhecer mais!


Acompanhe
nossas redes

Últimos Posts

Por Natalia Santos 10 mai., 2023
A garantia do acesso privilegiado deve ser um dos pilares de segurança da informação de qualquer empresa, já que o comprometimento das credenciais e dados podem ter impacto s enormes no dia a dia dos negócios. Em dezembro de 2022 o PayPal um grande ciberataque que resultou no acesso de credenciais de 35 mil usuários, obtendo informações pessoais altamente valorizadas na Dark Web. Segundo os especialistas, o ataque carrega todas as características de uma campanha de preenchimento de credenciais. Ações dos cibercriminosos como essa só são possíveis graças a falta de investimento no gerenciamento do acesso privilegiado. Isso mostra como qualquer empresa, grande ou pequena, está sujeita a invasões e roubo de dados caso não tenha uma estratégia de segurança de acesso adequada. Saiba, neste artigo, o que fazer para proteger o acesso privilegiado!
Por Natalia Santos 20 abr., 2023
Em 2021, o uso indevido de credenciais esteve envolvido em 40% das violações de segurança . As ameaças de identidade modernas podem corromper os controles preventivos tradicionais de identidade e gerenciamento de acesso (IAM), como a autenticação multifator (MFA). Isso tornou a detecção e resposta a ameaças de identidade (ITDR) uma das principais prioridades de segurança cibernética em 2022 e esta tendência se estenderá nos anos seguintes. Em 2022, o Gartner reconheceu a importância da segurança de identidade ao criar uma nova categoria: Detecção e Resposta a Ameaças à Identidade (ITDR). À medida que as soluções de ITDR aumentam, muitas organizações estão percebendo que, juntamente com uma forte segurança de endpoint, a segurança AD híbrida (ou seja, AD e Azure AD) desempenha um papel central na proteção de identidade e na capacidade de manter a resiliência operacional. Conheça, neste artigo, como funciona o ciclo de vida de detecção e resposta de ameaças à identidade (ITDR).
Por Natalia Santos 29 mar., 2023
Os criminosos têm aproveitado a alta adesão das soluções digitais pela população para tentar aplicar golpes, principalmente usando técnicas de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor das quadrilhas. A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Entre as tentativas de fraudes usadas por bandidos e que podem trazer muitos problemas para o consumidor estão os golpes que envolvem o Pix como meio de pagamento. Veja neste artigo, comportamentos inseguros que podem facilitar a aplicação destes golpes e os 7 fraudes mais comuns.
Share by: