Confira, na íntegra, a apresentação do evento Security Conference Brasil 2021 sobre a segurança das Open APIs. A palestra abordou temas como a importância da Segurança e APIs na jornada digital e como a visão de Open Everything contribui para os negócios.

O evento ocorreu no dia 04/02/2021 às 14h35 e contou com a presença do Dárcio Takara, Especialista em Transformação Digital Segura e Claudio Maia, Especialista em Soluções para Integração e Transformação Digital da Axway.

O que são Open APIs?

As APIs estão presentes no mercado há muito tempo! Elas estão nas aplicações de uma empresa e são um conjunto de procedimentos, rotinas e ferramentas ou métodos. As APIs permitem que um sistema se conecte a outro, de maneira simples e rápida, para receber ou enviar dados.

Para acompanhar a aceleração digital, chegam ao mercado as APIs abertas, conhecidas também como Open APIs. Essas APIs estão disponíveis para consumo externo por empresas e desenvolvedores. 

O conceito das Open APIs é abrir dados e serviços para que outras empresas possam utilizar e alavancar os negócios. Isso não significa que seja uma API sem autenticação, controle ou custos, na verdade, uma determinada organização pode criar uma API aberta gratuita ou uma API aberta paga

Sendo assim, o conceito do “open” tem a ver com o fato da API estar disponível para outras empresas e desenvolvedores. Ao contrário das APIs privadas ou internas, desenvolvidas para uma finalidade específica e acessíveis apenas nos sistemas da empresa.

Caminhando para o Open Everything

Já o Open Everything é um conceito mais recente para um futuro ainda mais digital, que visa a abertura de dados através das APIs padronizadas. Ou seja, o Open Everything permite a reutilização e troca de dados entre diferentes negócios e serviços. Além de serem combinados para compor novos serviços ao mercado.

Portanto, essa é mais uma forma de compartilhamento seguro de informações, para que, posteriormente, os ecossistemas se conectem e permitam um maior controle dos dados aos consumidores, que se beneficiam com novas oportunidades e opções de serviços.

Importância da segurança para Open APIs

A segurança é essencial para as APIs! Estamos vendo cada vez mais exposições e vazamentos massivos de dados através de APIs, podendo estar relacionados ao mau desenvolvimento e, consequentemente, a falta de aplicação de controles de segurança, causando as violações de privacidade de dados.

Sendo assim, é importante ter múltiplas camadas de segurança e uma base sólida para a aplicação. E, para tornar mais prática a implementação é preciso incluir o conceito do security by design, ou seja, tudo nasce já pautado em segurança. 

Além disso, possuir uma arquitetura de referência bem montada e atrelada à jornada digital, fará o seu negócio chegar a um nível alto de maturidade e, então, a segurança conseguirá ser vista como um facilitador para o negócio.

A SEC4U e a Axway podem auxiliar a sua jornada de transformação digital segura, através de um processo consultivo, com soluções eficazes, que proporcionam mais agilidade, diminuição de custos, eficiência operacional e melhoram a experiência dos consumidores. Quer saber como? Entre em contato conosco!