Quando falamos da segurança de plataformas e sistemas de instituições financeiras precisamos falar sobre o Know Your Customer (KYC). Ele auxilia as empresas no processo de onboarding digital, garantindo as identidades dos clientes, através de uso de tecnologias avançadas e evitando fraudes.

Primeiro vamos entender o que é KYC?

Know Your Customer (KYC), traduzido do inglês significa “conheça seu cliente”, é uma estratégia obrigatória por lei para as instituições financeiras evitarem riscos e combater atividade ilícitas, como corrupção e lavagem de dinheiro.  

De acordo com essas regras as instituições precisam conhecer a fundo os seus clientes, governando todos os processos relacionados ao mesmo, desde o cadastro, abertura de conta bancária, até a análise das transações bancárias. O KYC identifica por meio de metodologias baseadas em risos os clientes de baixo, médio e alto risco, além da elaboração de políticas de privacidade. Assim, é possível garantir que uma pessoa é ela mesma e monitorar Pessoas Politicamente Expostas (PEPS), que segundo a resolução número 16 no artigo 1 – Parágrafo 1º do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), “consideram-se pessoas politicamente expostas os agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos cinco anos anteriores, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiras, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e estreitos colaboradores”.

Essas regras foram estabelecidas pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, organização que congrega autoridades de supervisão bancária, visando fortalecer a solidez dos sistemas financeiros. No Brasil o órgão que atua em prol do KYC é a Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que tem como objetivo de propagar, gerenciar e elaborar práticas e estratégias para combater lavagem de dinheiro, corrupção, roubo de identidade e outros crimes comuns dentro do cenário financeiro.

Para que serve o KYC?

O KYC é importante para que as empresas possam reconhecer seus clientes, garantir a legitimidade das informações, detectar ações suspeitas ou potencialmente de riscos e interromper a antes que a fraude ocorra. Ou seja, o KYC garante a segurança das empresas e dos consumidores. Além de ser possível avaliar riscos de crimes como lavagem de dinheiro.

As fraudes afetam instituições do mundo todo, por esse motivo investir na jornada KYC ajuda a:

  • Prevenir riscos;
  • Melhorar experiência do cliente;
  • Apoiar no cumprimento das leis de compliance;
  • Gerir riscos de forma eficaz;
  • Diminuir as perdas e otimizar os lucros.

Como seguir as regras do KYC?

Conhecer o risco de cada acesso do consumidor começa no processo de onboarding, ou seja, na identificação e validação de cada pessoa ao acessar uma plataforma digital ou sistema e se prolonga em cada transação do usuário.

É essencial que a todas as áreas da empresa tenham uma estratégia com menos riscos e mais foco na análise do perfil do consumidor. Para atingir esse objetivo veja abaixo alguns pontos que o KYC auxilia:

  • Consumidores de riscos

Para atender as normas de compliance as instituições financeiras devem ser capazes de negar contratos para pessoas com alto risco.

Para isso, o KYC é uma excelente estratégia, pois permite que o perfil do consumidor seja avaliado a partir de vários pontos, facilitando a realização de contratos mais sólidos e íntegros. 

  • Origem e volume do patrimônio do consumidor

O KYC realiza a análise profunda sobre a renda do consumidor, permitindo que as instituições financeiras evitem a validação de contratos mantidos com recursos de origem ilícita.

  • Classificação de riscos

A classificação de riscos é importante para viabilizar um negócio. Como KYC, a instituição financeira evita problemas e garante um nível baixo de exposição. Além disso, elimina pontos críticos que envolvem novos investimentos. 

Tecnologias para atender o KYC?

Para a implementação da jornada KYC a instituição deve estar atenta a alguns pontos, sendo eles: 

  • Automação de processos: o primeiro passo é a identificação dos cliente. A coleta e análise de dados deve ocorrer de forma automatizada, tornando esse processo mais rápido e menos suscetível a erros humanos.
  • Análise de risco: a empresa precisa analisar os riscos ocultos de cada consumidor e assim eliminar operações que possam afetar o negócio. 
  • Atualizações: o KYC depende do nível de atualização dos dados, por isso, a instituição precisa manter todos os dados atualizados, para acompanhar a evolução do negócio. 

As instituições financeiras buscam tecnologias para melhorar a qualidade das plataformas digitais e experiência do consumidor. Muitas dessas tecnologias estão relacionadas ao compliance, autenticação e autorização do cliente. 

Para garantir que os processos de KYC sejam eficazes e automatizados é importante ter parceiros tecnológicos que são capazes de atender todas as demandas do seu negócio. 

A SEC4YOU e Jumio trabalham em parceria para entregar ao mercado uma plataforma unificada de ponta-a-ponta para atender a estratégia KYC, além de adaptar-se às necessidades e riscos únicos do negócio e fornecer o conjunto certo de serviços para equilibrar a necessidades de segurança e conveniência.

Essa é uma plataforma de identidade, autenticação e autorização confiável para proporcionar a melhor experiência digital aos clientes e evitar fraudes, sendo possível: 

  • Estabelecer confiança desde o início: faça com confiança o onboarding de novos usuários remotamente, sabendo quem e onde eles estão.
  • Manter a confiança ao longo do caminho: monitore sinais de fraude relacionados à identidade e proteja contas e relacionamentos existentes.
  • Reafirmar confiança quando necessário: acesse os serviços que você precisa para reafirmar a confiança para transações de alto risco.

Essa solução válida e comprova as informações do usuário com fontes independentes e de terceiros (birôs), verifica a identidade, fornecendo o mais alto nível de precisão de verificação do setor. Além de, analisar o usuário que está enviando os documentos através de uma a prova de vida, também efetua a correspondência facial para garantir a sua identidade. Reduzindo drasticamente a fraude de novas contas com detecção de anomalias, verificações de lista de bloqueio e uma ‘selfie’ obrigatória.

Sendo assim, a SEC4YOU e Jumio trouxeram a segurança que as empresas precisam para fazer o onboarding, autenticação de clientes on-line, sem causar atrito e atender aos requisitos do KYC.

Dárcio Takara

Especialista em Transformação Digital Segura na SEC4YOU.