Blog ChatGPT: o que é, como funciona? Podemos confiar?
Natalia Santos
fev. 15, 2023

Segundo levantamento, o ChatGPT ultrapassou a marca dos 100 milhões de usuários, tornando-se o aplicativo com o crescimento mais rápido da história. 


Para ter uma ideia, para atingir o mesmo número, o TikTok levou nove meses, o Instagram dois anos e meio, o  Spotify e o Facebook quase cinco anos.


A procura foi tanta que a OpenAI, criadora da plataforma, lançou um programa de assinatura (ChatGPTPlus) para usuários  que desejem usar o software em horários de pico com mais estabilidade, por apenas US$ 20 mensais, garantindo acesso prioritário a novos recursos.



Veja, neste artigo, do que se trata, como se originou, como funciona, seus impactos e se esta tecnologia é confiável.




Origem e funcionamento do ChatGP


O que é o ChatGPT


O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial, lançado em novembro de 2022, baseado em IA Generativa, que pode ser integrado a diversos outros aplicativos e serviços. É um chatbot com linguagem tão natural a nível de confundir-se com um bate-papo entre seres humanos de fato.


Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial norte-americano chamado OpenAI, com sede em San Francisco.


GPT é o acrônimo de “Chat Generative Pre-Trained Transformer”, que em português significa “Transformador pré-treinado generativo de batepapo”.



De onde se originou


O algoritmo do Chat GPT teve seu desenvolvimento pautado em redes neurais e machine learning, com foco em diálogos virtuais. A ideia foi aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistant, oferecendo ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas.



Como funciona


A arquitetura do Chat GPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. Ele se alimenta de informações coletadas na internet, transformando os questionamentos dos usuários em respostas, usando um modelo avançado de geração de texto.



ChatGPT x Buscador


Diferentemente do mecanismo de busca, que apenas retorna os resultados, o Chat GPT é capaz de contextualizar a resposta e elaborar textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas etc.


Atualmente há um certo temor da parte do Google de que seus usuários troquem seu mecanismo de busca pelo Chat GPT; porém, a expectativa real é que ele incorpore a tecnologia do Chat GPT no buscador ou apresente uma alternativa similar.



Perguntas e respostas sobre o Chat GPT


Benefícios que o ChatGPT


O sucesso do ChatGPT está em conversar com o cliente sem scripts pré definidos. Isto significa que, oposto aos chatbots tradicionais que costumam enviar respostas mecânicas, como “não entendi”, “repita a pergunta”, ele demonstra ter a capacidade de usar informações de interações anteriores para modular as interações futuras, dando respostas mais naturais.

Então, 2 benefícios imediatos que podemos dizer que ele traz aos negócios são o atendimento e experiência do cliente, e a automatização de processos.



É possível carregar as próprias bases de conhecimento no Chat GPT?


Sim, é possível carregar sua própria base de conhecimento em uma instância do ChatGPT utilizando a OpenAI GPT-3 API. 

A OpenAI permite que os usuários adicionem seus próprios modelos GPT-3 para serem usados para responder perguntas específicas sobre esse domínio, permitindo que as empresas tenham mais precisão e controle sobre as respostas geradas pelo modelo.



As respostas do Chat GPT são corretas?


Ainda não é possível se basear no Chat GPT para tomar todas as decisões. Os próprios criadores da plataforma alertam que as respostas dadas por ela podem ser imprecisas, além de estar em fases de testes.

Os textos criados pela plataforma ainda apresentam uma qualidade abaixo do conteúdo gerado por um profissional. Entretanto, a expectativa é que a IA evolua e com o tempo produza textos mais complexos e elaborados.



O Chat GPT ameaça a existência de alguma profissão?


Segundo a Forbes, “Os chatbots baseados em IA podem ser usados ​​para automatizar algumas tarefas, mas não são capazes de muitas habilidades nas quais as pessoas são excelentes, como pensamento crítico, criatividade ou tomada de decisões estratégicas. Em vez disso, os chatbots podem ser usados ​​para complementar a equipe de atendimento ao cliente, permitindo que as pessoas se concentrem em tarefas mais complexas e mais ‘humanas.”


Questões de segurança sobre o uso do Chat GPT


A plataforma é confiável?


Como qualquer tecnologia deve ser usada com bom senso e cautela; não é aconselhável sair compartilhando informações sensíveis, principalmente corporativas.


Segundo estudo da Blackberry, a  maioria dos líderes de TI acredita que hackers ligados a governos já estão usando o chatbot ChatGPT para fins maliciosos contra outras nações.


A pesquisa também revela que 48% dos entrevistados acreditam que um ataque cibernético bem-sucedido será creditado à tecnologia ocorrerá nos próximos 12 meses. 



Três casos referentes ao uso nocivo do ChatGPT


  1. Foi comprovado que alguns usuários, através de prompts complexos, conseguiram evadir as políticas e restrições de conteúdo da OpenAI e manipular o modelo, fazendo com que ele responda qualquer tipo de pergunta, ou, até mesmo, tenha um comportamento negativo e adepto à violência, por exemplo. Embora a OpenAI tenha implementado controles de segurança para o seu modelo de ChatGPT, essas medidas puderam ser facilmente contornadas.

  2. Pesquisas recentes descobriram que invasores conseguiram usar o ChatGPT para aprimorar significativamente os golpes de phishing e de comprometimento de e-mail comercial, bem como para espalhar informações falsas, prejudicar pessoas, desenvolver malwares deliberadamente ou mesmo atacar instituições. 

  3. É factível que o chatbot de IA possa facilitar que hackers menos experientes se transformem em verdadeiros cibercriminosos, criando e-mails de phishing que parecem legítimos, códigos maliciosos, espalhando desinformação; tudo se o usuário souber como perguntar. 



Sobre a SEC


O ChatGPT tem potencial para ser disruptivo como solução de atendimento ao cliente, usado para automatizar respostas padrão, apoiar a equipe de suporte, entender e responder perguntas complexas de forma precisa, melhorando a experiência do cliente e sua satisfação.


O alerta é que a segurança das IAs ainda é uma ciência ainda em desenvolvimento. Será necessária a criação de frameworks específicos de segurança de IAs para que possamos estar preparados para os desafios do futuro.


A Sec4U deseja promover um mundo onde todos possam usar qualquer tecnologia com segurança, a partir de uma relação simples e segura para pessoas, desenvolvedores e organizações em qualquer lugar.


Conheça-nos




Acompanhe
nossas redes

Últimos Posts

Por Natalia Santos 10 mai., 2023
A garantia do acesso privilegiado deve ser um dos pilares de segurança da informação de qualquer empresa, já que o comprometimento das credenciais e dados podem ter impacto s enormes no dia a dia dos negócios. Em dezembro de 2022 o PayPal um grande ciberataque que resultou no acesso de credenciais de 35 mil usuários, obtendo informações pessoais altamente valorizadas na Dark Web. Segundo os especialistas, o ataque carrega todas as características de uma campanha de preenchimento de credenciais. Ações dos cibercriminosos como essa só são possíveis graças a falta de investimento no gerenciamento do acesso privilegiado. Isso mostra como qualquer empresa, grande ou pequena, está sujeita a invasões e roubo de dados caso não tenha uma estratégia de segurança de acesso adequada. Saiba, neste artigo, o que fazer para proteger o acesso privilegiado!
Por Natalia Santos 20 abr., 2023
Em 2021, o uso indevido de credenciais esteve envolvido em 40% das violações de segurança . As ameaças de identidade modernas podem corromper os controles preventivos tradicionais de identidade e gerenciamento de acesso (IAM), como a autenticação multifator (MFA). Isso tornou a detecção e resposta a ameaças de identidade (ITDR) uma das principais prioridades de segurança cibernética em 2022 e esta tendência se estenderá nos anos seguintes. Em 2022, o Gartner reconheceu a importância da segurança de identidade ao criar uma nova categoria: Detecção e Resposta a Ameaças à Identidade (ITDR). À medida que as soluções de ITDR aumentam, muitas organizações estão percebendo que, juntamente com uma forte segurança de endpoint, a segurança AD híbrida (ou seja, AD e Azure AD) desempenha um papel central na proteção de identidade e na capacidade de manter a resiliência operacional. Conheça, neste artigo, como funciona o ciclo de vida de detecção e resposta de ameaças à identidade (ITDR).
Por Natalia Santos 29 mar., 2023
Os criminosos têm aproveitado a alta adesão das soluções digitais pela população para tentar aplicar golpes, principalmente usando técnicas de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor das quadrilhas. A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Entre as tentativas de fraudes usadas por bandidos e que podem trazer muitos problemas para o consumidor estão os golpes que envolvem o Pix como meio de pagamento. Veja neste artigo, comportamentos inseguros que podem facilitar a aplicação destes golpes e os 7 fraudes mais comuns.
Share by: