A organização é um fator essencial para o sucesso de toda empresa. Sem ela, é impossível lidar com todas as situações que podem acontecer em seu negócio. Esse ponto se torna ainda mais importante no momento de grande exposição digital que vivemos, na qual a segurança digital é crucial, tanto do ponto de vista dos usuários, quanto das próprias empresas.
O Gerenciamento de Identidades e Acessos é o conjunto de processos, políticas e tecnologias capazes de garantir que uma identidade tenha o nível de privilégio correto para acessar os recursos corporativos.
Colocar em prática uma sistema de Gestão de Identidade e Acesso requer a criação de uma estrutura de autenticação e autorização, com as seguintes etapas:
Uma forma de entender bem sobre como aplicar uma boa gestão de identidades é mostrando a diferença entre os públicos. Cada um deles conta com problemas e desejos próprios.
Trata do público interno das empresas: os colaboradores, gestores e parceiros que terão a necessidade de interagir com alguma aplicação usada pela Organização.
Esse público precisa ser muito bem controlado, e a principal razão é pela segurança dos dados da própria empresa. A instituição precisa saber quais são os seus acessos para evitar invasões e roubo de informações.
Uma gestão de identidades bem estruturada irá sempre retirar acesso de usuários inativos (desligados da empresa), controlar permissões e lidar com a limitação de acessos. Um Jovem Aprendiz, por exemplo, não deve ter o mesmo acesso que um Gestor.
No Consumer IAM as questões são outras, inclusive a forma como o login é obtido.
No ambiente de trabalho, quem irá inserir seus dados e lhe garantir o acesso é o setor de Recursos Humanos (RH) ou de Tecnologia da Informação (TI). Por conta desse perfil você terá uma conta única e precisará se adaptar ao Compliance da empresa.
Já no Consumer IAM, quem adquire os acessos é o próprio usuário e as formas como ele pode fazer isso são infinitas.
Voltando ao exemplo da loja online, um novo consumidor pode fazer uma conta com seu e-mail, utilizando uma rede social ou até mesmo o telefone - dependendo da configuração do site.
As respostas virão a partir da montagem e manutenção de uma boa gestão de identidades. O framework também terá que trabalhar com conceitos como alto índice de acessos, desejo maior por interface amigável e reaproveitamento de dados para outros setores como o de marketing.
A empresa, seja ela focada no público interno ou externo, sempre irá se beneficiar da segurança dos dados, tanto de suas informações internas quanto de clientes externos.
Cada vez mais o consumidor preza por ambientes onde ele se sinta seguro e tenha facilidades na hora do acesso. Os preços contam para a compra de um produto, mas o conforto da negociação fará com que ele volte sempre.
É função da gestão de identidades gerar esse ambiente agradável ao passo que também promove segurança. E se bem feita, ela pode coletar dados essenciais para o marketing.
Dessa forma, o maior benefício do uso de uma IAM é a automatização da maioria dos controles de dados. Antes, tudo era preciso ser feito de forma manual, mas com uma gestão bem aplicada é possível realizar esse trabalho de forma mais fácil.
Vivemos um momento de exposição muito grande quando se trata do uso de tecnologias. Isso se dá por conta da ampla integração entre diferentes aplicações e ferramentas, sendo uma delas o uso da nuvem.
Com cada vez mais acessos em diferentes locais que estão fora do controle das empresas, o uso de IAM vai ficando mais importante.
Para compor toda a estrutura da gestão de identidades, existem diversas ferramentas que podem ser usadas. Algumas delas são aplicações efetivas e outras conceitos para serem aplicados durante a montagem do framework.
Mais do que segurança, sua empresa pode crescer com a aplicação adequada de um IAM. Isso porque ela pode garantir o que o consumidor mais deseja atualmente: conforto na hora da compra.
Quantas vezes você já entrou em um site e ele não se conectava direito com sua rede social favorita ou foi realizar uma compra e o formulário era tão extenso que parecia que você estava fazendo a prova do Enem? Essas são aplicações erradas de um IAM ou podem até mesmo estar ligadas a inexistência de uma estrutura realmente pensada.
Com uma gestão eficiente, você dá ao seu cliente a chance de estar sempre voltando pelo conforto. E os dados coletados ainda serão um diferencial para destacar seu perfil e apresentar planos de marketing eficientes.
Nessa hora é que a gestão de identidade acaba trabalhando com outros setores, pois ela vira a fonte de um dos bens mais preciosos do mercado: a informação. Aproveitando isso, é possível crescer de forma mais rápida e saudável.
A SailPoint é parceira da Sec4U e especialista em soluções de segurança utilizando a inteligência artificial e o conceito de Zero Trust como base.
Com IA e ML como base, a solução Identity Security da SailPoint automatiza a descoberta, gerenciamento e controle dos acessos de usuários de maneira zero trust. Saiba mais.
Acompanhe
nossas redes
Últimos Posts
R. Dr. Rafael de Barros, 209 - 12° andar
Paraíso - São Paulo/SP | Cep 04003-041