Gestão de Identidades (IAM): é hora de evoluir a sua governança
nov. 16, 2021

A organização é um fator essencial para o sucesso de toda empresa. Sem ela, é impossível lidar com todas as situações que podem acontecer em seu negócio. Esse ponto se torna ainda mais importante no momento de grande exposição digital que vivemos, na qual a segurança digital é crucial, tanto do ponto de vista dos usuários, quanto das próprias empresas. 


Veja, neste artigo, o que é Gestão de Identidades, quais seus benefícios e aplicações.





O que é a Gestão de Identidades e Acessos (IAM)?


O Gerenciamento de Identidades e Acessos é o conjunto de processos, políticas e tecnologias capazes de garantir que uma identidade tenha o nível de privilégio correto para acessar os recursos corporativos.


Colocar em prática uma sistema de Gestão de Identidade e Acesso requer a criação de uma estrutura de autenticação e autorização, com as seguintes etapas:


  • Provisionamento: configuração, registro das identidades, seus atributos, grupos e papéis.
  • Autenticação: processos para validar a autenticidade de uma entidade.


Identidade de Acessos Workforce x Consumer


Uma forma de entender bem sobre como aplicar uma boa gestão de identidades é mostrando a diferença entre os públicos. Cada um deles conta com problemas e desejos próprios. 



Identidade de Acessos Workforce


Trata do público interno das empresas: os colaboradores, gestores e parceiros que terão a necessidade de interagir com alguma aplicação usada pela Organização. 


Esse público precisa ser muito bem controlado, e a principal razão é pela segurança dos dados da própria empresa. A instituição precisa saber quais são os seus acessos para evitar invasões e roubo de informações. 


Uma gestão de identidades bem estruturada irá sempre retirar acesso de usuários inativos (desligados da empresa), controlar permissões e lidar com a limitação de acessos. Um Jovem Aprendiz, por exemplo, não deve ter o mesmo acesso que um Gestor. 



Consumer IAM


No Consumer IAM as questões são outras, inclusive a forma como o login é obtido.


No ambiente de trabalho, quem irá inserir seus dados e lhe garantir o acesso é o setor de Recursos Humanos (RH) ou de Tecnologia da Informação (TI). Por conta desse perfil você terá uma conta única e precisará se adaptar ao Compliance da empresa. 


Já no Consumer IAM, quem adquire os acessos é o próprio usuário e as formas como ele pode fazer isso são infinitas.


Voltando ao exemplo da loja online, um novo consumidor pode fazer uma conta com seu e-mail, utilizando uma rede social ou até mesmo o telefone - dependendo da configuração do site. 



Como garantir a segurança deste usuário? Como garantir a segurança na integração com outros aplicativos? 


As respostas virão a partir da montagem e manutenção de uma boa gestão de identidades. O framework também terá que trabalhar com conceitos como alto índice de acessos, desejo maior por interface amigável e reaproveitamento de dados para outros setores como o de marketing. 


Como a gestão de identidades de acessos ajuda as empresas?


A empresa, seja ela focada no público interno ou externo, sempre irá se beneficiar da segurança dos dados, tanto de suas informações internas quanto de clientes externos.


  • Ajuda na Auditoria: as informações são melhores controladas e pode-se evitar multas em questões moldadas por lei. 
  • Beneficia o compliance: controla melhor os acessos e garante que essas regras internas sejam cumpridas pelos colaboradores e parceiros. 
  • Customer: acelera o crescimento do negócio, facilitando ao máximo a vida do cliente. 


Cada vez mais o consumidor preza por ambientes onde ele se sinta seguro e tenha facilidades na hora do acesso. Os preços contam para a compra de um produto, mas o conforto da negociação fará com que ele volte sempre.


É função da gestão de identidades gerar esse ambiente agradável ao passo que também promove segurança. E se bem feita, ela pode coletar dados essenciais para o marketing.


Dessa forma, o maior benefício do uso de uma IAM é a automatização da maioria dos controles de dados. Antes, tudo era preciso ser feito de forma manual, mas com uma gestão bem aplicada é possível realizar esse trabalho de forma mais fácil.





Por que o IAM é fundamental para a computação em nuvem?


Vivemos um momento de exposição muito grande quando se trata do uso de tecnologias. Isso se dá por conta da ampla integração entre diferentes aplicações e ferramentas, sendo uma delas o uso da nuvem. 


Com cada vez mais acessos em diferentes locais que estão fora do controle das empresas, o uso de IAM vai ficando mais importante. 


Ferramentas de IAM


Para compor toda a estrutura da gestão de identidades, existem diversas ferramentas que podem ser usadas. Algumas delas são aplicações efetivas e outras conceitos para serem aplicados durante a montagem do framework. 


  • Governança de identidades de acesso: é uma das bases da IAM que busca responder a três conceitos: Quem possui acesso, Quem deveria possuir, Como esse acesso está sendo usado? 
  • Gerenciamento de acesso: é a estratégia para definir como o acesso será obtido e para quais pessoas ele será dado. 
  • Autenticação de múltiplos fatores: é essa ferramenta que faz o controle de quem está realizando o acesso. Ela garante, através de algumas travas, que é mesmo o dono da chave que está utilizando a aplicação. 
  • Identity as a Service (IDaaS): é a ferramenta baseada na nuvem, onde o serviço é acessado de forma remota e muitas vezes fornecido por terceiros. Ou seja, o IDaaS se baseia em um ambiente externo ao da empresa. 
  • RBA: A autenticidade baseada em risco ou RBA funciona como o nome indica. Ela calcula a situação de quem está obtendo o acesso e, dependendo dela, pode oferecer mais etapas de validação. 


Gestão de identidade do cliente


Mais do que segurança, sua empresa pode crescer com a aplicação adequada de um IAM. Isso porque ela pode garantir o que o consumidor mais deseja atualmente: conforto na hora da compra. 


Quantas vezes você já entrou em um site e ele não se conectava direito com sua rede social favorita ou foi realizar uma compra e o formulário era tão extenso que parecia que você estava fazendo a prova do Enem? Essas são aplicações erradas de um IAM ou podem até mesmo estar ligadas a inexistência de uma estrutura realmente pensada.


Com uma gestão eficiente, você dá ao seu cliente a chance de estar sempre voltando pelo conforto. E os dados coletados ainda serão um diferencial para destacar seu perfil e apresentar planos de marketing eficientes. 


Nessa hora é que a gestão de identidade acaba trabalhando com outros setores, pois ela vira a fonte de um dos bens mais preciosos do mercado: a informação. Aproveitando isso, é possível crescer de forma mais rápida e saudável. 


Veja os benefícios de ter um sistema IAM:


  • Acelera a eficiência dos times de segurança;
  • Aumenta a flexibilidade dos controles; 
  • Custo operacional reduzido; 
  • Aprimora a conformidade com os regulamentos de privacidade; 
  • Segurança aprimorada (ameaças externas e internas). Reduz o problema de gerenciamento de senhas, roubo de identidade.



É hora de evoluir a sua governança!


A SailPoint é parceira da Sec4U e especialista em soluções de segurança utilizando a inteligência artificial e o conceito de Zero Trust como base.

 

Com IA e ML como base, a solução Identity Security da SailPoint automatiza a descoberta, gerenciamento e controle dos acessos de usuários de maneira zero trust. Saiba mais.


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